segunda-feira, 17 de setembro de 2012

ESTOU CANSADO!

Ao voltar dos meus estudos, todos os dias, à noite, vejo na região central de São Paulo um cenário absolutamente desagradável.

Vejo pessoas deitadas em um cimento frio, acolhidas por um vento cortante e pela fome que não é saciada.

Vejo mulheres se prostituindo e homens, travestidos de mulher, vendendo seus corpos e arriscando suas vidas e sua integridade física, acolhidos por uma sociedade insensível que visa apenas seu prazer momentâneo.

Ao parar em quase todos os faróis desta região da cidade, somos abordados por pedintes. Alguns se dispõem a lavar o vidro do carro com um pano mais sujo que o próprio vidro, outros que giram em volta do eixo de seu próprio corpo e levantam suas camisas para mostrar que não estão armados e em seguida pedem algum dinheiro que, na maioria das vezes, será usado para adquirir uma bebida ou uma droga, com o objetivo de suprir um vício, mas também de amenizar o sofrimento de viver nas ruas frias.

Estas pessoas são acolhidas por traficantes e criminosos que veem nelas a fonte de lucros para manter seu estilo de vida.

Neste mesmo cenário, vejo pessoas passando ao lado destes moribundos e como se já fizessem parte de uma paisagem arquitetônica moderna, resvalam anestesiados neste cenário caótico.

Mas o que mais me dói, é que vejo igrejas, de todos os tipos e estilos arquitetônicos; De todos os tamanhos e de todas as cores; De diversos segmentos religiosos e das mais diversas origens, mas todas elas com as portas fechadas.

ESTOU CANSADO!

Cansado de ver uma sociedade funesta (cruel), que vive em seus castelos de interesses pessoais, enquanto um povo sofrido já nem sonha mais com uma mudança de vida.
ESTOU CANSADO!
Estou cansado de ver esta atitude daqueles que não entendem o que é “graça”, e isto até é suportável, mas observar que aqueles que se dizem conhecedores da verdade, também resolveram centralizar seus esforços apenas em seus interesses pessoais, é desanimador.
ESTOU CANSADO!
Estou cansado de ver tanta gente sofrendo sem conhecer a Cristo, enquanto muitos de nós estamos preocupados apenas em saber: “O que Deus vai me dar hoje?”.
Estou cansado de ver o evangelho sendo manipulado por pessoas que perderam o temor e constroem seus impérios alicerçados no dinheiro sofrido de um povo humilde.
Estou cansado de ver um povo humilde, que se deixa levar por um evangelho anátema, apenas por que a centralidade de sua busca está em satisfazer suas necessidades imediatas.
Estou cansado de ver pessoas buscando a Deus, não porque querem sua presença, mas porque querem seus presentes.
ESTOU CANSADO!
Estou cansado de ver a religiosidade atual tomando o primeiro lugar no podium da história eclesiástica, quando vemos práticas, até então criticadas pelos evangélicos, tomarem conta da maior parte das liturgias contemporâneas.
Estou cansado de ver famílias tentando dominar suas igrejas, traduzindo este domínio, ainda que inconscientemente, na convicção de que se tornaram o arauto da verdade divina.
Estou cansado de ver pessoas sofrendo sem conhecer o evangelho, enquanto os religiosos de plantão estão discutindo quem tem mais espaço, quem tem mais atenção, ou a falta de atenção traduzida em uma carência intensa de ser o centro das atenções, esquecendo-se que nossa guerra e nossa luta são contra principados e potestades.
Estou cansado de liturgias e estilos humanos. Cansado de achismos e convicções frustradas.
Cansado de pregar o que acredito e não ver o que prego sendo vivido.
Mas, tem algumas coisas das quais não me canso:
Não me canso de apanhar pelo que prego.
Não me canso de pregar o que acredito.
Não me canso de sonhar com o dia em que os que se dizem de Deus, vão abrir os olhos para as verdades do Reino e não se importarão mais com o seu egoísmo, mas terão seus olhos e suas ações voltadas para aqueles que precisam ouvir o verdadeiro evangelho.
Não me canso de sonhar que um dia, e será breve, que homens e mulheres se juntarão a nós com o mesmo objetivo, sem mesquinhez ou picuinhas, e entenderão que não há nada mais importante do que ver vidas se rendendo aos pés do meu Senhor.
Estou cansado, mas não estou cansado!
Em aliança.
pr. Claudio Apolinario

Um comentário:

  1. É assim mesmo Pastor Claudio, vejo isso todos os dias quando saio do meu trabalho,jovens e idosos jogados nas calçadas como se fossem invisíveis, as pessoas passam e nem reparam. alguns falando sozinhos outros remexendo as lixeiras procurando algo para se alimentar..... fico imaginando como foi a infância, tiveram carinho,e a família... muito triste.

    ResponderExcluir